Planeta Animal

quinta-feira, 16 de outubro de 2008


jaguarundi

Dentro da família dos felinos, nosso homenageado é o conhecido, ou melhor, desconhecido gato-mourisco ou jaguarundi. É um gato selvagem que pode atingir de 49 cm até 80 cm de corpo e de 28 cm a 59 cm de cauda (em média 63 cm de corpo e 42 cm de cauda). Seu peso oscila de 2,5kg a 10,0 quilos, sendo os machos mais pesados do que as fêmeas.
Suas pernas são curtas em relação ao corpo, a cabeça é pequena, alongada e achatada, com orelhas diminutas e arredondadas. Os especialistas encontram certa dificuldade, quando necessitam rastreá-lo, pois seus rastos são pequenos e muito semelhantes entre si.Dentre os felinos, é o que mais se assemelha aos Mustelídeos (família da marta, doninha etc.), por ter um corpo pequeno, um nariz chato (pouco comum entre os felinos) e olhos muito próximos um do outro e voltados para frente. É o gato de aparência mais surpreendente, pois a maioria de seus familiares apresenta semelhanças uns com os outros, mas no caso do gato-mourisco, esta similaridade não ocorre. Algumas pessoas o acham muito semelhante a uma lontra, outros a uma ariranha, mas na verdade o gato-mourisco é mesmo um felino com características únicas na família.
São os felinos que mais apresentam variações de cor, podendo-se considerar, de duas a três fases de coloração. Duas fases escuras, que variam do cinza-preto ao preto-acinzentado, avermelhada ao marrom-escuro e uma última, onde predomina a pelagem avermelhada. Sua pelagem é uniforme, a ponta dos pêlos é preta e a base mais clara. No mundo animal normalmente a cor esta relacionada com seu modo de vida, sendo este adaptado para a sobrevivência, mas este não é o caso, pois não se sabe até hoje o significados das colorações do gato-mourisco. Houve uma época que se achava que os indivíduos marrom-avermelhados, conhecidos como "eirás", pertenciam a uma espécie diferente dos jaguarundis mais acinzentados, mas hoje o que se sabe é que todos fazem parte de uma única espécie, pois já foram encontrados, em uma única ninhada, filhotes vermelhos e escuros.
A reprodução ocorre uma vez ao ano, com gestação de 63 a 75 dias. Após este prazo, podem nascer de 1 a 4 filhotes. Geralmente nos felinos, as crias nascem pintadas, o que os confere proteção contra predadores, mas já se observou que apenas alguns filhotes de gato-mourisco nasciam com manchas de coloração clara. Estima-se, que vivam cerca de 15 anos em ambiente natural.